skip to Main Content
Homem aplicando práticas de pedagogia empresarial em treinamento para equipe.

O que é pedagogia empresarial e quais seus benefícios?

A pedagogia é compreendida como um conjunto cientifico de técnicas, de princípios, de métodos e de estratégias usadas para a educação e para o processo de ensino aprendizagem. Portanto, ela estuda os ideais de educação segundo uma determinada concepção de vida, dos processos e das técnicas mais eficientes para realizá-los, visando aperfeiçoar e estimular a capacidade das pessoas de adquirir novos conhecimentos ou aprimorá-los. 

No mercado de trabalho e dentro das empresas, o conceito de o que é pedagogia empresarial adquire um novo olhar e um destino diferenciado e específico. O principal objetivo é dar suporte em relação à estruturação das mudanças, à ampliação e à aquisição de conhecimento no espaço organizacional.  

Portanto, o pedagogo empresarial promove a construção ou a reconstrução de conceitos de equipe e autonomia emocional e cognitiva. (Ribeiro, apud Lopes, 2007, p 11). 

Compreendendo, portanto, que, a pedagogia organizacional é um campo destinado a dar suporte às relações entre empregador e empregado. É uma maneira, por exemplo, de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes nos novos colaboradores, garantindo que os valores da empresa estão sendo entendidos. 

A pedagogia empresarial vem trazer reflexões sobre o ser humano e seu cotidiano em todos os setores sociais, colaborando na compreensão dentro das organizações de que o processo de aquisição do conhecimento é feito por várias mãos, de forma que ela se torna imprescindível em todas as repartições: social, escolar, familiar e corporativo. 

Pessoas na mesa do trabalho, conversando e usando notebooks.
A pedagogia organizacional demonstra como o processo de aprendizado por acontecer em diversas situações, principalmente no empresarial.

O escritor Paulo Freire colabora ao afirmar que “onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender.’’ (Freire, 1996). 

O processo da aprendizagem, para algumas empresas, é compreendido em toda a sua dimensão, pois novos funcionários passam podem se desenvolver pessoalmente no ambiente de trabalho, compreendendo toda a dinâmica da empresa, a qual é única para toda a organização. 

Algumas empresas compreendem esta etapa como um processo dinâmico para o novo contratado, dando suportes para que ele possa se integrar ao espaço da empresa, sentindo-se abraçado pela organização.  

Quais os benefícios da pedagogia empresarial? 

A pedagogia empresarial apresenta vários benefícios no curto, médio e longo prazo. Afinal, estamos falando sobre preparo e treinamento da equipe desde o momento em que o colaborador chega na empresa, o que gera uma rede de vantagens. Confira algumas delas! 

Treinamento 

Reunião de trabalho com pessoas sentadas em uma longa mesa e um homem apresentando dados na TV.
A pedagogia organizacional permite que a equipe continue em processo de desenvolvimento constante.

A pedagogia empresarial é uma forma de garantir treinamento para os times de diferentes formas. Cursos, programas de mentoria, acompanhamento com a equipe e outras práticas auxiliam no desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. 

Dessa forma, você cria um ambiente em que pessoas conseguem aprender e ensinar de maneira natural. Para a aquisição e retenção de talentos, esse processo é extremamente positivo, pois colaboradores valorizam lugares em que não se sentem estagnados. 

Motivação 

Investir no desenvolvimento da equipe significa, diretamente, impactar na motivação e no engajamento dos colaboradores. Para exemplificar, podemos usar como exemplo o processo de onboarding de colaboradores, estruturado com pedagogia empresarial para que ele conheça a corporação. 

Ao receber a pessoa com uma jornada preparada para que ela entenda a cultura e os valores da empresa, você está garantindo que a recepção dela seja feita com qualidade. Além disso, é uma maneira de possibilitar que processos característicos da sua organização serão compreendidos, evitando erros ou sentimento de desalinhamento. 

Alinhamento aos valores da empresa 

A cultura é parte primordial de uma empresa. Quando o colaborador está alinhado aos valores, passa a se comportar da maneira ideal dentro do seu negócio. Dessa forma, frente a diferentes situações, saberão como se portar. 

Como que a pedagogia empresarial é usada dentro do Grupo DB1? 

Mediante a esse tipo de metodologia, o Grupo DB1 acaba saindo a frente com o modelo de apadrinhamento de novos colaboradores.  

Dentro das tradições religiosas, os padrinhos e madrinhas remetem ao significado de proteção, de afeto e de ensinamentos, pois assumem o papel de segundos pais para o afilhado. Em caso de dúvidas e de incertezas cotidianas, ter alguém por perto em que possa confiar, tirar dúvidas e ajudar no processo de aprendizagem durante a vida é uma excelente experiência.  

A criança cresce, estuda e procura sua estabilidade profissional, um emprego. Nesta hora, surge a necessidade de conhecimentos específicos, afinal um mundo novo se abre à sua frente.  

O Grupo DB1, à frente de muitas empresas, traz a cultura do apadrinhamento como algo inovador e que transforma a organização para o novo colaborador.

Colaborador e colaboradora do Grupo DB1 em mentoria profissional.
No Grupo DB1, a cultura de troca de aprendizados é comum e frequente.

O padrinho e o apadrinhado, dentro da empresa, trabalham em conjunto, de forma que o primeiro ajuda o segundo em suas dúvidas quanto ao processo de funcionamento do negócio e, em especial, à cultura da empresa.  

Sem perceber, estamos utilizando a pedagogia nesse meio, pois, quando estamos nos dispondo em apoiar, auxiliar, ensinar e acolher, estamos fazendo com que nossos colegas de trabalho aprendam de forma mais assertiva e acolhedora sobre os procedimentos de trabalho, adaptando-os ao dia a dia.  

Com esta pedagogia, temos uma metodologia inovadora do apadrinhamento, onde novo contratado, padrinho e empresa trabalham juntos por objetivos comuns: o desenvolvimento da organização e das pessoas que fazem parte dela.  

Quer saber mais sobre o Grupo DB1 e desenvolver sua carreira em uma empresa com mais de 20 anos no setor de tecnologia? Acesse nossa página e confira vagas! 

Clique e acessa a página de vagas do Grupo DB1!Sobre as autoras 

  • Maria Gabriela Schmitz é formanda em Bacharelado em Sistema de informação. Faz parte da equipe time ANYMARKET, atuando como Analista de Teste. 
  • Larissa Ceballos é formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pós graduanda em Gestão de Projetos e MBA sobre TrendsInnovation. Faz parte da equipe time ANYMARKET, atuando como Analista de Teste. 
Compartilhe:

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top