A área de tecnologia se expande cada vez mais, tornando-se um mercado bastante aquecido para…
Como gerar valor ao cliente da melhor forma?
Quem trabalha na área de software já deve ter ouvido a pergunta “como gerar valor ao cliente” corriqueiramente, principalmente se você é analista de negócios.
A verdade é que esta tarefa envolve diversas boas práticas, que garantem uma excelente experiência para o quem adquire o produto ou o serviço antes, durante e pós-compra. Assim, você garante que a parceria estabelecida será duradoura e positiva.
O que significa geração de valor?
Um analista de negócios tem papel fundamental para que seja gerado o máximo de valor, gastando menos dinheiro e tempo possível. Em outras palavras, quando ele propõe soluções, elas devem atender todos os aspectos do lado do cliente – resolvendo seu problema – do lado da empresa e do software, gerando sustentabilidade para o que está sendo desenvolvido.
É preciso levar em consideração, todo o tempo, a visão técnica, pois, se o analista propor algo que será muito difícil de realizar manutenção depois, terá um problema no futuro que impactará toda a equipe.
Como fazer isso?
Entender como entregar valor ao cliente é uma tarefa composta de vários passos. Não existe uma receita de bolo ou uma solução milagrosa a ser seguida a ponto de funcionar em todos os casos.
Na realidade, o processo de geração de valor começa antes mesmo do software ser desenvolvido, com o comercial realizando um bom atendimento ao cliente. A partir do momento em que o contrato é convertido, todos os envolvidos no projeto passam a ser, em algum nível, responsáveis em entregar o melhor.
Por mais que uma técnica ou uma solução empregada em determinada situação possa não funcionar para a outra, existem algumas técnicas que podem ser úteis, como a de design sprint, de lean inception, entre outras.
O mais importante, todavia, é manter a calma e o pensamento focado em desenvolver uma solução que vai melhorar a vida das pessoas. Existem, também, práticas que podem ser seguidas:
- Ter contato e proximidade com o cliente
- Entender o dia-a-dia do cliente e como ele executa as tarefas
- Conhecer e se aprofundar mais no nicho de mercado e no ramo de negócio que o ciente está inserido
- Questionar e entender o porquê as atividades são executadas de tal maneira
Para compreender melhor o cliente, é indicado fazer visitas técnicas, para observar, na prática, como tudo acontece. Aproveite esse tempo também para questionar porque os processos e as atividades são estruturadas daquela maneira.
Fazendo isso, você vai ter vários insigths de demandas que podem ser implementadas no sistema que facilitarão muito a vida do seu cliente, além de identificar melhorias em funcionalidades já existentes.
Quando você está na fábrica de software, escrevendo requisitos, testando e codificando, é comum ter uma visão limitada. Isso acontece porque a gama de informações que chegam (de forma verbal ou imagética) é relativamente pequena quando comparada à realidade do cliente.
Dessa forma, acompanhando a rotina, você passa a ver as coisas de forma diferente, pois, por vezes, desenhamos uma solução que aparenta ser excelente, resolvendo o problema. No entanto, quando aquilo chega para o cliente, nem sempre acontece como foi idealizado.
Ter essa visão do cliente auxilia muito (muito mesmo) na evolução das soluções e na vida profissional como analista. Sempre que tiver oportunidade de vivenciar isso, aproveite e absorva o máximo de informações que puder.
É importante se colocar no lugar da pessoa que irá executar as atividades quando propor a solução. Tendo isso em mente, com certeza a satisfação do cliente irá aumentar, assim como a sua, afinal estará entregando de fato valor ao cliente e melhorando a vida das pessoas.
Gostou desse conteúdo e quer aprender mais sobre tecnologia, desenvolvimento e inovação? Então clique na imagem abaixo, cadastre-se na newsletter do Grupo DB1 e receba materiais exclusivos no seu e-mail!
Sobre a autora
Daiane Dalla Costa é formada em Sistemas de Informação, com MBA em liderança e coaching para gestão de pessoas. Certificada CTFL, está há mais de 10 anos atuando na área de TI, ao longe desse período sendo desenvolvedora, QA e, há 4 anos, atua como analista de negócios. Adora a tecnologia, a evolução e o aprendizado contínuo que essa área nos proporciona.
Comments (0)