Você sente que tem ideias para melhorar o ambiente de trabalho e as entregas, mas…
Você sabe o que é carreira em T e quais seus benefícios? Confira!
Com a competitividade do mercado de trabalho aumentando cada vez mais, trabalhar suas habilidades e competências e expandir sua gama de conhecimentos é primordial. Nesse sentido, a carreira em T é um dos termos que tem ganhando reconhecimento no ramo profissional de várias áreas, como a de DEV, a de marketing digital, entre outras.
A carreira em T, citada no livro “Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas”, redigido por David Epstein, já é considerada uma das competências do futuro por diversos profissionais.
Quer saber mais sobre o termo e a razão pela qual ele é considerado um dos pilares na construção de uma carreira do futuro? Basta continuar a leitura e conferir!
O que é carreira em T?
A carreira em T é um termos surgido na língua inglesa como t-shaped professional e refere-se aos profissionais com uma vasta gama de conhecimentos técnicos e conceituais, de forma conseguem ser especialistas em determinados assuntos e generalistas – ou seja, ter noções básicas ou semiaprofundadas – de outros.
Dessa forma, podemos dizer que este modelo de carreira é responsável pela formação de um profissional multidisciplinar, visto que ele consegue migrar por competências de outras áreas, por mais que apenas por meio de um conhecimento básico.
A letra T é utilizada como um desenho para esses profissionais. A haste vertical menciona o ramo de especialidade da pessoa, ou seja, a área em que ela possui domínio total.
Já a horizontal referencia os demais conhecimentos do profissional, as quais ele tem certo domínio, mas não tão aprofundado. Por isso, ela é chamada de haste generalista.
No caso de DEVs, podemos exemplificar o conceito focando em uma área, como a de back-end, que seria a haste vertical – ou seja, a especialidade. Na vertical, como conhecimento geral, é possível que o profissional tenha conhecimento de front-end, de UX, de DevOps, de Ciência de Dados e de várias linguagens.
Segundo a Exame, muitos líderes possuem perfil de profissionais em T, por conseguirem resolver problemas, estabelecer conexões e trabalhar de forma cooperativa com várias áreas da empresa.
Quais vantagens da carreira em T?
A carreira em T oferece uma série de benefícios para os profissionais e para as empresas, de forma que é interessante estabelecer um caminho de mão dupla em que ambos se dediquem a implementá-la. Confira as principais vantagens!
Aumento da cooperação
Profissionais com noções básicas em diversas áreas conseguem cooperar com a equipe como um todo, compartilhando conhecimento, dando dicas, levantando ideias e muito mais. Dessa forma, é possível estabelecer times multidisciplinares e com troca de experiências constante.
Dessa forma, a empresa se desenvolve, mas as relações humanas e profissionais no espaço de trabalho também, pois as pessoas conseguem compartilhar suas vivências e construir um espaço de aprendizado.
Ampliação das oportunidades
Ao conhecer diferentes áreas, as oportunidades aumentam consideravelmente. Imagine que você não esteja mais tão interessado pela sua linha de atuação e deseje buscar um novo rumo profissional.
Com a carreira em T, você terá conhecimento básico de diversas habilidades, de forma que pode procurar se capacitar ainda mais na que mais te interessa, o que é bem mais simples do que começar do zero.
Diferencial no mercado
Ao demonstrar possui uma gama vasta de conhecimentos, o profissional em T se coloca em outro patamar no mercado de trabalho, chamando a atenção de recrutadores.
Imagine que você esteja competindo determinada vaga com outra pessoa e que, na hora de analisar seu currículo, o RH identifique diversos pontos de domínio básico que outros não terão. Certamente, seu perfil será mais interessante.
Facilidade na hora de se adaptar
Por ter diversos conhecimentos, o profissional em T consegue se adaptar com facilidade, resolvendo diferentes problemas e lidando com diversas situações de forma controlada e sabendo quem buscar caso precise de um especialista em determinada área.
Essas pessoas conseguem processar várias informações e encarar desafios como uma possibilidade de aprendizado, lindando com criatividade e transformando as informações em conteúdo para desenvolvimento.
É comum que, ao entrar em uma reunião, o profissional em T permaneça atento ao que todos dizem, a fim de aprender e de colaborar sempre que preciso. Dessa forma, ele se adapta a diferentes situações com maestria.
Aprendizado constante
Por ser curioso e entender que pode construir uma carreira unindo sua especialidade com conhecimento generalistas, o profissional em T está em constante processo de aprendizado, aproveitando cada experiência para se desenvolver.
Além de aprender, a carreira em T permite que as pessoas ensinem umas às outras, o que é excelente para a empresa e para o desenvolvimento de cada um.
Mais criatividade e inovação
Por transitar entre várias áreas de conhecimento, este modelo de carreira desenvolve pessoas capazes de contribuir para os projetos com ideias inovadoras e criativas ao combinar diferentes experiências.
Um DEV back-end que conhece UX e front-end, por exemplo, executará seu trabalho já pensando em deixar o terreno estruturado para os outros profissionais, além de contribuir nas reuniões de brainstorming com ideias diferentes e bastante úteis.
Como desenvolver uma carreira em T?
Entendendo o que é a carreira em T e o número de vantagens que ela proporciona, é provável que você esteja se perguntando como desenvolver a sua para se tornar um profissional com várias habilidades.
Faça a autoavaliação
Para desenvolver suas habilidades, você precisa conhecê-las. Por isso, a autoavaliação é a primeira etapa para construir sua carreira em T. Tire um tempo e liste suas habilidades, seus interesses e suas principais competências.
Caso você já esteja no mercado de trabalho há um tempo, pense em suas experiências profissionais detalhadamente, para não deixar passar nenhum conhecimento que você desenvolveu em sua carreira.
É possível identificar, nesta etapa, seus pontos de melhoria, pensando que você pode desenvolvê-los – e que, dependendo do rumo que você pretende tomar em sua carreira, essa pode ser uma necessidade.
Determinadas empresas, por exemplo, valorizarão pessoas com habilidades comunicativas bem desenvolvidas. Se não for o caso, é o momento de identificar e buscar como fazer isso, caso você esteja almejando uma vaga nessa marca.
Defina sua especialidade
Como comentado, a área em T se desenvolve em duas frentes: a especialidade e as noções gerais. Por isso, definir seu nicho principal de conhecimento é importante, para que você consiga desenvolver habilidades ao redor dele e buscar por vagas no setor.
No caso de DEV, por exemplo, sua especialidade pode ser Java, enquanto as noções gerais podem ser outras linguagens, habilidades analíticas, gestão de erros, entre outras.
Entenda aprendizado constante como estilo de vida
Pessoas que querem desenvolver uma carreira em T precisam definir que a busca por conhecimento será um dos seus estilos de vida. Isso não significa que você não terá momentos de lazer, mas que estará constantemente mapeando oportunidades de desenvolvimento profissional para que a linha horizontal (de noções gerais) se expanda sempre que possível.
Dessa forma, você compreende que continuará aprendendo durante a vida e consegue desenvolver suas habilidades técnicas e comportamentais em diferentes contextos.
Busque por capacitações
Cursos, graduações (e pós), livros, documentários, podcasts e diversos outros meios de comunicação podem ser utilizados para que você continue se capacitando.
Nesse processo, é importante garantir que você está aprendendo com fontes confiantes de informação, para não desenvolver um conhecimento equivocado sobre alguma área. Conversar com pessoas especialistas em outras áreas também é uma ótima maneira de desenvolver sua carreira em T!
Coloque em prática
Para se consolidar, um conhecimento precisa ser aplicado. Por isso, conforme for consumindo informações e desenvolvendo sua carreira em T, garanta que irá praticá-las, procurando por projetos para fazer parte na empresa em que trabalha ou até fora dela, por meio de experiências pessoais ou voluntárias.
Outras habilidades para o futuro
Além da carreira em T, existem outras soft skills do profissional do futuro, as quais serão um diferencial quando oportunidades surgirem em sua jornada, segundo o Estadão. Confira!
Pensamento crítico
O pensamento crítico é aliado à análise, à solução de problemas e à gestão de erros, pois consegue observar determinadas atividades com uma visão mais atenta e sempre procurando por melhorias.
Por isso, será uma das grandes competências dos profissionais do futuro, tendo em mente que as empresas valorizarão este perfil.
Criatividade
Ser criativo ajuda a ter ideias inovadoras, a explorar novos horizontes e a desenvolver projetos que surpreendem. Esta habilidade será extremamente valorizada, tendo em mente que atualmente há muitas informações disponíveis e é preciso encontrar maneiras de chamar a atenção.
Gestão de pessoas
A habilidade de auxiliar o próximo e de guiá-lo em melhorias constantes, por meio de feedbacks e de ações de ensino e aprendizagem, deixará de ser uma característica somente das lideranças.
Cada vez mais, as empresas buscarão por profissionais capazes de gerir pessoas de maneira respeitosa e assertiva.
Coordenação
Aliada à gestão de pessoas, a coordenação também será uma habilidade compartilhada pelos profissionais do futuro. Seja para organizar projetos ou times, ela será bastante reconhecida.
Resolução de problemas
Desafios fazem parte da carreira de todo profissional. Por isso, a capacidade de resolver problemas – principalmente os complexos – de forma ética e pensando em melhoria para a empresa será um grande diferencial.
Inteligência emocional
Esta habilidade se relaciona com a capacidade de lidar com os sentimentos de maneira inteligente, identificando-os e controlando-os, a fim de reduzir problemas que poderiam surgir junto à equipe gerados por ansiedade, por exemplo.
Julgamento e tomada de decisões
Conseguir julgar diferentes cenários e tomar decisões inteligentes e que tragam benefícios para a empresa será outro diferencial no mercado de trabalho.
Negociação
Outra habilidade que deixa de ficar na mão de determinado grupo de profissionais e passará a ser valorizada em todo profissional é a negociação, que, anteriormente, ficava restrita às equipes de comercial.
Em períodos de altas demandas, conseguir negociar prazos, agendas e outros compromissos será uma grande habilidade.
Flexibilidade cognitiva
Diretamente relacionada à carreira em T, a flexibilidade cognitiva é a capacidade de desenvolver diferentes áreas do conhecimento. Dessa forma, pessoas criativas com habilidades analíticas serão bastante valorizadas, por conseguirem se adaptar a diferentes necessidades da empresa (como criar textos com foco em resultados).
Compreender o que é carreira em T e as habilidades do profissional do futuro é uma forma de começar, no presente, a se preparar para conquistar grandes feitos em sua vida.
Na DB1, este modelo de carreira já parte da nossa cultura. Gostou de como ela funciona e quer ser parte de uma empresa que valoriza os profissionais multidisciplinares? Acesse nossas vagas e encontre a que mais faz sentido para você! Temos oportunidades para DEVs, para analistas e muito mais.
This Post Has 0 Comments