Primeiramente, o que são Testes Automatizados? Para simplificar o que é um teste automatizado,…
Dicas para uma boa Análise de Requisitos
Uma boa Análise de Requisitos pode fazer toda a diferença em um projeto de
software, e por ser um documento muito específico que demanda conhecimento tanto
técnico quanto de negócio, precisa ser muito bem desenhado. Esse é um ponto crucial
para que no final do processo o software seja rápido, eficiente e apresente uma alta
performance. Temos também um artigo focado na importância e diferencial da Análise de requisitos, veja aqui.
Se a empresa contratante do serviço de desenvolvimento de software possuir um
analista especializado, um desenvolvedor ou um profissional técnico que possa se
envolver no projeto, ele pode construir o documento. Porém, se esse não for o caso, o
melhor a fazer é também contratar esse serviço de maneira terceirizada.
Os 3 pontos-chaves para uma boa Análise de Requisitos
- Entender a importância do documento e construí-lo com a maior quantidade de informações possível;
- Promover o trabalho em conjunto com a empresa desenvolvedora (que pode analisar e re-analisar até obter um produto final completo);
- Saber que o levantamento de informações e a escrita da análise levam em média oito horas de trabalho, podendo chegar a quatrocentas, esse é um dado baseado em históricos de análises desenvolvidas pela DB1.
Para criar uma boa Análise de Requisitos é importante entender que esse documento
não ajuda somente a empresa que está desenvolvendo o projeto, mas também a
empresa contratante. Através de protótipos realizados na análise o cliente consegue
ter uma ideia de como o software ficará depois de pronto com visão das
funcionalidades operacionais e também necessidades técnicas.
Com o documento finalizado é possível também mensurar de maneira assertiva
quantas horas serão necessárias para desenvolver o projeto. Com as horas de
desenvolvimento, tamanho da equipe, cronograma de desenvolvimento, datas de
entrega e investimento mais claros o cliente também consegue ter uma visão mais
ampla do que está comprando.
Uma análise bem feita tem impactos muito positivos em um projeto, quando não é
realizada da melhor maneira possível pode acarretar atrasos de entrega, não aderência
do produto às necessidades do cliente, orçamento estourado e frustração de
expectativas.
Ana Gabriela Dornellas De Callis: Analista de Conteúdo da DB1
Ana Gabriela é graduada e comunicação e multimeios pela Universidade Estadual de Maringá e
atualmente cursa pós graduação em marketing pela PUC-PR.
[…] Veja agora nossas dicas para uma boa Análise de Requisitos. […]