Skip to content
Blog DB1 dicas para análise de requisitos

Dicas para uma boa Análise de Requisitos

Uma boa Análise de Requisitos pode fazer toda a diferença em um projeto de
software, e por ser um documento muito específico que demanda conhecimento tanto
técnico quanto de negócio, precisa ser muito bem desenhado. Esse é um ponto crucial
para que no final do processo o software seja rápido, eficiente e apresente uma alta
performance. Temos também um artigo focado na importância e diferencial da Análise de requisitos, veja aqui.

Se a empresa contratante do serviço de desenvolvimento de software possuir um
analista especializado, um desenvolvedor ou um profissional técnico que possa se
envolver no projeto, ele pode construir o documento. Porém, se esse não for o caso, o
melhor a fazer é também contratar esse serviço de maneira terceirizada.

Os 3 pontos-chaves  para uma boa Análise de Requisitos

  1.  Entender a importância do documento e construí-lo com a maior quantidade de informações possível;
  2.  Promover o trabalho em conjunto com a empresa desenvolvedora (que pode analisar e re-analisar até obter um produto final completo);
  3.  Saber que o levantamento de informações e a escrita da análise levam em média oito horas de trabalho, podendo chegar a quatrocentas, esse é um dado baseado em históricos de análises desenvolvidas pela DB1.


Para criar uma boa Análise de Requisitos é importante entender que esse documento
não ajuda somente a empresa que está desenvolvendo o projeto, mas também a
empresa contratante. Através de protótipos realizados na análise o cliente consegue
ter uma ideia de como o software ficará depois de pronto com visão das
funcionalidades operacionais e também necessidades técnicas.

Com o documento finalizado é possível também mensurar de maneira assertiva
quantas horas serão necessárias para desenvolver o projeto. Com as horas de
desenvolvimento, tamanho da equipe, cronograma de desenvolvimento, datas de
entrega e investimento mais claros o cliente também consegue ter uma visão mais
ampla do que está comprando.

Uma análise bem feita tem impactos muito positivos em um projeto, quando não é
realizada da melhor maneira possível pode acarretar atrasos de entrega, não aderência
do produto às necessidades do cliente, orçamento estourado e frustração de
expectativas.

Ana Gabriela Dornellas De Callis: Analista de Conteúdo da DB1
Ana Gabriela é graduada e comunicação e multimeios pela Universidade Estadual de Maringá e
atualmente cursa pós graduação em marketing pela PUC-PR.

Compartilhe:

Comments (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Code Journey
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.