Skip to content
Blog DB1 dicas para análise de requisitos

Dicas para uma boa Análise de Requisitos

Uma boa Análise de Requisitos pode fazer toda a diferença em um projeto de
software, e por ser um documento muito específico que demanda conhecimento tanto
técnico quanto de negócio, precisa ser muito bem desenhado. Esse é um ponto crucial
para que no final do processo o software seja rápido, eficiente e apresente uma alta
performance. Temos também um artigo focado na importância e diferencial da Análise de requisitos, veja aqui.

Se a empresa contratante do serviço de desenvolvimento de software possuir um
analista especializado, um desenvolvedor ou um profissional técnico que possa se
envolver no projeto, ele pode construir o documento. Porém, se esse não for o caso, o
melhor a fazer é também contratar esse serviço de maneira terceirizada.

Os 3 pontos-chaves  para uma boa Análise de Requisitos

  1.  Entender a importância do documento e construí-lo com a maior quantidade de informações possível;
  2.  Promover o trabalho em conjunto com a empresa desenvolvedora (que pode analisar e re-analisar até obter um produto final completo);
  3.  Saber que o levantamento de informações e a escrita da análise levam em média oito horas de trabalho, podendo chegar a quatrocentas, esse é um dado baseado em históricos de análises desenvolvidas pela DB1.


Para criar uma boa Análise de Requisitos é importante entender que esse documento
não ajuda somente a empresa que está desenvolvendo o projeto, mas também a
empresa contratante. Através de protótipos realizados na análise o cliente consegue
ter uma ideia de como o software ficará depois de pronto com visão das
funcionalidades operacionais e também necessidades técnicas.

Com o documento finalizado é possível também mensurar de maneira assertiva
quantas horas serão necessárias para desenvolver o projeto. Com as horas de
desenvolvimento, tamanho da equipe, cronograma de desenvolvimento, datas de
entrega e investimento mais claros o cliente também consegue ter uma visão mais
ampla do que está comprando.

Uma análise bem feita tem impactos muito positivos em um projeto, quando não é
realizada da melhor maneira possível pode acarretar atrasos de entrega, não aderência
do produto às necessidades do cliente, orçamento estourado e frustração de
expectativas.

Ana Gabriela Dornellas De Callis: Analista de Conteúdo da DB1
Ana Gabriela é graduada e comunicação e multimeios pela Universidade Estadual de Maringá e
atualmente cursa pós graduação em marketing pela PUC-PR.

Compartilhe:

Comments (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top