Muitas vezes, em nossa trajetória profissional, precisamos lidar com a possibilidade da transição de carreira. Nem sempre…
Como fazer networking em eventos
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Networking é indispensável. O simples fato de ir até um evento já é uma ótima experiência que somará em sua carreira, mas por que parar por aí quando existe a chance de estender esse aprendizado?
Os contatos que você conquista em um evento são úteis de inúmeras maneiras. Quer aproveitar melhor suas oportunidades de networking em eventos?
Veja abaixo:
- O que é networking e qual a sua importância
- Quantidade ou qualidade de contatos?
- Qual é o melhor momento de fazer networking
Vamos começar a esclarecer a prática do networking!
O que é networking e porquê você deve investir nele em eventos
Networking é a capacidade de estabelecer relacionamentos baseados em interesses comuns.
A importância de se estabelecer uma rede forte de relacionamentos é potencializar nosso conhecimento e nossa capacidade de resolução de problemas, além de ampliar nossas possibilidades e horizontes por meio de relacionamentos.
Você pode fazer networking em muitos ambientes: em seu trabalho, durante a graduação, na internet (o LinkedIn está aí para isso!), enfim, opções não faltam!
Os eventos são oportunidades especiais, já que reúnem uma quantidade muito maior de pessoas focadas em um mesmo objetivo. E não se trata apenas de números: um congresso certamente concentrará especialistas no assunto, por exemplo.
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Isso nos leva ao próximo ponto: na hora de fazer networking em eventos, devemos focar em conhecer o maior número de pessoas possível? Ou será que poucos contatos de qualidade valem mais a pena?
Quanto mais contatos, melhor?
Networking não é se relacionar com todo mundo, aqui a máxima do “quanto mais, melhor” não é tão válida. É importante termos a capacidade de identificar e estabelecer contato com pessoas que tenham interesses comuns, sejam estes atuais ou futuros. E lembre-se: procure pessoas que você também pode ajudar e colaborar, relacionamentos são feitos de trocas!
Outra questão importante quando se fala de networking é manter o contato frequente. Contatos pontuais e apenas a “troca de cartões” não fazem com que de fatos você estabeleça um networking para contatos futuros.
Qual é o melhor momento de fazer networking
Na maioria dos eventos, cursos e treinamentos, existe a organização de espaços e momentos para a interação dos participantes, a fim de favorecer o networking. Nesses momentos, é importante “ter na mão” seus contatos e pedir o do outro também.
Mas é sempre bom ressaltar que o networking não é feito somente em eventos. As redes sociais são grandes aliadas nessa questão. A participação em grupos e associações são também são “berços” de networking.
Dica para manter contato
É importante relacionar aquela pessoa que você estabeleceu contato por meio do networking ao assunto ou motivo de interesse comum e, se possível, relacionar também ao local onde se conheceram. Isso facilitará o relacionamento posteriormente.
Outro ponto essencial é despertar o interesse do outro também! Não importa se você está começando na área, sempre existirá algo único em seu conhecimento. Mostre que você também tem a acrescentar para seus contatos, assim os relacionamentos serão muito mais firmes e duradouros.
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Está animado para ampliar sua rede de contatos, mas não sabe por onde começar?
Conclusão
Trocar conhecimento e ser bem relacionado no mercado é primordial para qualquer carreira. Aqui, você conheceu algumas dicas para estabelecer e manter um bom networking.
Esperamos que esse artigo tenha ajudado!
Você conhece mais dicas de networking? Compartilhe com a gente nos comentários!
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