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Thumbnail do Lightning Talk sobre como lidar com clientes

“Preciso falar com o cliente, e agora?” Conheça 5 práticas para lidar com clientes.

Conversar com o cliente é uma coisa que, mais cedo ou mais tarde, vai acontecer. Principalmente nos casos de times ágeis, essa necessidade de falar com o cliente aumenta.

Não existe um roteiro absoluto para essa situação, mas é fato: quando alguém vem te avisar que precisa da sua participação em uma reunião com o cliente nos próximos dias, bate um gelo na barriga, né?

Tudo o que poderia dar errado passa pela cabeça como um filme. “E se eu gaguejar e não passar segurança?”. “O que eu devo fazer para ganhar a confiança?”.

Ou então, nesse momento você pode estar pensando: “Ok, mas eu sou desenvolvedor/tester, não preciso ter o contato com o cliente. Por que eu deveria me preocupar com isso?”

No Lightning Talk (palestra rápida) de Cassio Constantino, ele esclarece as razões para conhecer bem e ter proximidade com o cliente.

Por que você deve conversar com o cliente?

É importante ter contato com o cliente para:

  • Saber com qual tipo de pessoa você está trabalhando;
  • Saber qual o perfil dos usuários (personas);
  • Entender melhor o que o cliente espera do sistema;
  • Compreender qual o entendimento do cliente sobre “Desenvolvimento de Software”.

Essas são algumas das razões que Cassio menciona na apresentação. Quanto mais você entender sobre o seu cliente, melhor saberá lidar com ele em determinados momentos.

Mas como agir? Qual é o melhor caminho para essa conversa?

É nesse momento de “e agora?” que as dicas deixadas no Lightning Talk vão te salvar!

As 5 práticas para lidar com clientes

No Lightning Talk, você verá em menos de 20 minutos as dicas práticas para conduzir a conversa com clientes da melhor forma possível!

Assista abaixo a apresentação completa de Cassio Constantino, que é Product Owner e Analista de Negócios na DB1 Global Software.

O que achou das 5 práticas? Tem alguma a adicionar?

Deixe seu comentário para contribuir com o assunto 🙂

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