Skip to content
modelo-agile-para-desenvolvimento-de-software

Metodologia Agile – 13 Soft Skills para impulsionar sua carreira

Um dos maiores desafios na área de desenvolvimento de software é atender os clientes de forma dinâmica, efetiva e satisfatória. Tudo isso mantendo um bom relacionamento com a equipe e consigo mesmo, preservando diversos conceitos para que a efetividade se concilie junto de um ambiente de trabalho agradável.

A Lightning Talk ministrada por Altieres de Matos trata justamente sobre uma metodologia voltada para o planejamento prático na realização de demandas, a Metodologia Agile. Ele apresenta algumas aplicações para o método no seu dia a dia profissional, focando ainda mais em como tornar as suas atividades mais efetivas.   

Mas o que é Metodologia Agile?

A Metodologia Agile se trata de uma forma para solucionar problemas de gestão de projetos relacionados a desenvolvimento de software, onde se trabalha com demandas excessivas e muitas vezes complexas. Com essa situação, a metodologia surgiu para propor uma alternativa diferente para a elaboração desse planejamento, sugerindo a utilização de técnicas mais tradicionais de gestão.

Nesse modelo cada etapa é encurtada e segmentada, resultando em passos mais breves para se planejar e desenvolver. Assim, tornando os processos mais claros e precisos. 

O método Agile, apesar de ter sido originado no desenvolvimento de software, é utilizado por empresas de diversas áreas, todas focando na adaptação rápida às mudanças do mercado.

Assista a Lightning Talk para entender os seguintes princípios da Metodologia Agile :

  • Trabalho em equipe
  • Cooperação
  • Comprometimento
  • Resiliência
  • Empatia
  • Organização pessoal
  • Responsabilidade
  • Proatividade
  • Negociação
  • Assertividade
  • Feedback
  • Liderança
  • Autoconhecimento
https://youtu.be/120PQP4bl0U

Para aqueles que buscam por uma nova maneira de lidar com demandas excessivas da forma mais funcional possível, a Metodologia Agile não só aplica conceitos para ampliar a produtividade de seus projetos como também ensina a manter ou até mesmo aumentar a qualidade dos mesmos.

Estudar e aplicar novas metodologias no seu trabalho estimula a melhoria de toda a equipe e, consequentemente, da empresa a qual atua. Compreender o que é mais efetivo para a sua rotina trabalhista é fundamental para desenvolver-se profissionalmente e pessoalmente, buscando sempre a melhoria de desempenho.

Compartilhe:

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top