A área de tecnologia se expande cada vez mais, tornando-se um mercado bastante aquecido para…
Como integrar Git e Delphi em passos simples
Quando há uma equipe com vários desenvolvedores atuando em um mesmo projeto, podem ocorrer conflitos de alterações. Também existe a necessidade de versionamento das alterações a fim de manter um histórico de todas as alterações realizadas para um melhor gerenciamento do código-fonte. O Git atua nesses dois pontos: no armazenamento do histórico (ou seja, controle de versão) e também na identificação/auxílio para resolução dos eventuais conflitos que podem ocorrer durante a evolução de um sistema por mais de um desenvolvedor simultaneamente.
Se não utilizamos a integração do Delphi com o Git, é necessário fazer o gerenciamento por outra ferramenta podendo ser pelo Git bash (linha de comando) ou então por uma ferramenta externa como por exemplo o SmartGit ou o GitKraken. Logo, uma das vantagens de usar o Delphi integrado com o Git é que você pode eliminar o uso de uma dessas duas ferramentas.
Porém, um fato é que a maior dificuldade é a de encontrar auxílio em português, pois a maioria dos tutorias para configurar a integração estão em inglês. No projeto em que eu atuo foi realizada a migração do TFS (Team Foundation Server) para o GitLab, gerando a necessidade de conhecer as ferramentas para utilizar a nova maneira de controlar as versões/alterações do sistema. Por isso, resolvi listar passos simples para que mais pessoas consigam fazer essa integração!
Além disso, explico também sobre Controle de Versão e como configurar ferramentas externas. Vamos lá?
Configuração inicial
Para conseguir fazer a integração do Delphi com o Git, é necessário instalar o Git-SCM.
Para configurar o controlador de versão no Delphi, vá em Tools -> Options Version Control -> Git
Em Git Options, informe o caminho do executável do Git instalado (Ex.: C:Program FilesGitbingit.exe);
Em Options, informe o nome do usuário e o e-mail;
No Delphi para abrir um projeto utilizando o controle de versão deve ser utilizado o menu (File -> Open From Version Control…):
- Source: informar o link do repositório para clonar (endereço HTTPS do repositório);
- Destination: local onde será clonado na máquina local;
Preencha o usuário e senha de acesso ao repositório (Usuário e Senha):
Após isso será exibida uma tela informando que o clone foi concluído com sucesso:
Controlando versão
Agora veremos como é o controle das alterações no dia a dia, como executar os comandos mais comuns como commit, pull, push e revert, além de ver as alterações e comparar as diferenças entre as versões do arquivo.
Você deverá usar os menus de contexto para realizar as operações, com exceção do grupo do projeto. Para adicionar o grupo de projeto no controle de versão é necessário salvá-lo na pasta do repositório.
Opções para projetos (Commit, Pull, Show Log, Clear e Push):
Opções para UNIT/DFM (Commit, Revert):
Commit do projeto (Marcar a opção “Show unversioned files” para exibir os arquivos novos), para habilitar a opção “commit” deve ser informado o “comment”:
Commit com alterações:
Opção para ver o que foi alterado (Difference):
Comparação das alterações na ferramenta padrão do Delphi:
Extra
Neste item eu mostro como é possível configurar ferramentas externas para realizar merge ou comparar versões do arquivo. Caso não configure, serão utilizadas as ferramentas da própria IDE do Delphi, no exemplo eu mostro a configuração para usar o Beyound compare que é a ferramenta que eu utilizo para merges e comparação de versões.
O que você precisa fazer é configurar ferramentas externas para comparar diferenças e realizar merges (Tools -> Options…).
Merge:
Diferenças:
Tudo pronto!
Espero que com meu artigo você consiga facilmente configurar a integração do Delphi com o Git de maneira que consiga iniciar o uso sem grandes dificuldades realizando seu trabalho com mais agilidade no dia a dia. Se esse tutorial te ajudou, não deixe de compartilhar com sua equipe!
Até a próxima!
Dentre tantas coisas que formam a Cultura DB1, compartilhar conhecimento é uma das principais! Estamos sempre em busca de novos talentos que se identifiquem com essa ideia. Você é um deles?
Sobre o autor
Emerson Kurauti é desenvolvedor Delphi há 8 anos, formado em Técnico de Informática pela ETEC, Bacharel em Sistemas de Informação e Especialização em Desenvolvimento de Sistemas Multiplataforma pela FIPP. Possui certificação Delphi Developer pela Embarcadero. Trabalha na unidade de IT Services no projeto da Softplan Procuradorias.
Comments (0)