Skip to content

Você conhece o papel de Gerente de Produtos?

No Scrum, uma metodologia ágil utilizada na gestão e no planejamento de projetos de software, conhecemos o papel de PO (Product Owner), que tem como principal objetivo definir a composição do Product Backlog (entregas do produto) e realizar as priorizações das Sprints (períodos curtos de desenvolvimento). Isso dá visibilidade para a organização sobre o que está sendo produzido e deve assegurar que os itens produzidos estão adequados de acordo com a relação empresa/cliente. No entanto, olhar puramente para uma classificação ou priorização de itens em backlog a longo prazo pode fazer da função apenas algo burocrático que não gere a evolução necessária para os produtos envolvidos.

Nesse contexto surge o papel de gerente de produtos, que funciona como um responsável pelo desenvolvimento, evolução e ciclo de vida dos produtos envolvidos tratando os aspectos técnicos abordados pelo PO. Além disso, trabalha aspectos de design, marketing, implantação, atendimento e vendas, com foco em preencher as lacunas geradas pelas áreas de execução, garantindo a comunicação com o cliente no crescimento sustentável desses produtos.

Um dos principais desafios do gerente de produtos é criar soluções viáveis para os problemas existentes de forma inovadora, sustentável e principalmente atrativa. A oferta de produtos no mercado é alta e por conta disso é necessário criar uma conexão do produto desenvolvido com o público alvo, isso vai além da criação física do produto, pois trata de valores intangíveis e de percepção. Ter consciência disso norteia as decisões no processo de análise, desenvolvimento e comunicação com o público.

Grande parte do tempo do gerente de produtos é investido em influenciar pessoas envolvidas com o produto e conciliar opiniões de forma que todas as partes realizem o que é necessário para o produto virar um negócio e gerar o resultado esperado.

Com todo esse cenário é muito importante que o gerente de produtos conheça sobre inovação, planejamento, vendas e possua uma boa base técnica. Contudo, a principal e mais poderosa ferramenta que deve ser desenvolvida é a comunicação, com ela será possível cativar as áreas e conquistar clientes.

Dessa forma, ao trabalhar conciliando todas as áreas de interesse, um gerente de produtos pode criar estratégias para garantir o melhor aproveitamento do produto em todo seu ciclo de vida. Podemos assim concluir que o maior compromisso do gerente de produtos é enxergar o  produto como um negócio que deve gerar resultado.

Compartilhe:

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Code Journey
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.