A área de tecnologia se expande cada vez mais, tornando-se um mercado bastante aquecido para…
Lightning Talk: Teste unitário no Front-end. Tá na hora de perder o medo!
Você já parou pra pensar por que quase ninguém faz teste unitário no Front-end? Testar não é algo simples nem no desenvolvimento de software, no desenvolvimento web então…existem algumas barreiras que podem deixar qualquer um tenso sobre testes.
O que é teste unitário?
Talvez seja a primeira vez que você ouve falar nisso. Fique tranquilo! Vamos contextualizar o que são testes unitários.
Imagine um enorme quebra-cabeças. Esse é o sistema, visto de um modo geral. Ele foi criado a partir da união de peças menores que se encaixam, correto? Pois bem, o teste unitário nada mais é do que o teste de cada peça separadamente. Isso significa mais organização e segurança de que mudanças serão identificadas antes de quebrar o resto da aplicação.
O teste unitário no Front-end
Trazendo a ideia para o Front-end, o principal benefício de escrever testes unitários no desenvolvimento web é a possibilidade de testar sem iniciar o servidor de aplicação.
Javascript, em especial, é uma linguagem que traz desafios para testes unitários. É uma linguagem compilada em tempo de execução, ou seja, não tem compilador, não tem ferramenta! Os erros não podem ser previstos, tudo é deixado para o momento que o usuário se depara com alguma falha. Mas será que tem que ser assim?
Perca o medo de testar em 6 minutos
No Lightning Talk abaixo, Alexandro Hervis mostra em apenas 6 minutos algumas ferramentas que podem ajudar a começar seus testes unitários. Sim, em Javascript! A linguagem é problemática, mas você encontrará até um exemplo rápido para perder o medo de testar nela.
Esse Lightning Talk te ajudou? Se você aprendeu algo novo, então não deixe de compartilhar! Pode ser a dúvida de muitos colegas de Javascript, não é mesmo?
Até a próxima!
This Post Has 0 Comments