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Grupo exercendo a prática de escutar o colaborador

Grupo DB1 é referência na prática de escutar o colaborador

Você sente que tem ideias para melhorar o ambiente de trabalho e as entregas, mas que não tem espaço para compartilhá-las? Ou talvez, diante de uma questão pessoal, você não se sinta à vontade para se abrir com colegas e com os profissionais de Gestão de Pessoas. Essa, infelizmente, ainda é a realidade de muitas empresas.

Nós sempre soubemos que queríamos ser diferentes disso. Por isso, desde o início, a DB1 como um todo se preocupa em ter práticas que dão abertura para o colaborador. Nossa equipe de Gestão de Pessoas sempre se dispõe a ajudar, mesmo que seja para tomar um café e desabafar.

E isso não fica só entre líderes e profissionais de Gestão de Pessoas: até mesmo o contato com o CEO, Ilson Rezende, sempre foi facilitado e incentivado.

O resultado disso veio logo: ranking GPTW Paraná nos reconheceu, no final de 2020, como referência na prática de escutar os colaboradores!

O mais curioso desse reconhecimento é que essa prática sempre foi vista como algo natural dentro da cultura DB1. Aqui, temos muito nítido que cada um é responsável pelo que ocorre à sua volta, onde todos são apaixonados pelo que fazem e, por isso, fazem o melhor, dentro e fora da empresa.  

Essa cultura acabou resultando na forma como a empresa escuta seus colaboradores com sinceridade, com os líderes se mostrando abertos e acessíveis para que as pessoas possam perguntar, sugerir e expressar suas críticas. Além de incentivar ideias e sugestões, levando-as em consideração de forma sincera. 

Veja abaixo o que dizem as pessoas que vivem essa realidade na DB1, além de nossas práticas que tanto nos orgulham!

Escutar o colaborador: como isso acontece na DB1?

Para Camila Innecco, coordenadora de engajamento no departamento de gestão de pessoas, essa prática é fundamental para manter a motivação dos colaboradores.

Escutar cada colaborador nos permite entender o que os move, quais são seus sonhos, ambições e perspectivas para apoiá-los em suas conquistas. Assim como nos permite perceber quando algo não está bem, sabemos que cada colaborador é único e passa por desafios e dificuldades únicas também. Escutá-los nos permite acolherapoiar e até mesmo empoderar, para que consigam superar os desafios. Além disso, permite que a equipe de Gestão de Pessoas melhore sua análise do todo e desenvolva ações mais assertivas para criarmos um ambiente cada vez melhor para se trabalhar”. 

Desde que o colaborador entra na empresa, há um processo com várias cerimônias. Ações e programas que envolvem praticar essa escuta em diversas frentes, seja para o desenvolvimento de carreira e orientação, acompanhamento em situações de necessidade ou até mesmo para o acompanhamento da produtividade como um todo.  

Dentre as diversas práticas de gestão de pessoas, as que envolvem escutar o que os colaboradores têm a dizer incluem: 

  • ADAPTA – Acontece quando o colaborador completa 45 dias de casa e tem o objetivo de verificar e auxiliar o processo de adaptação do mesmo na empresa; 
  • ENFOQUE – É uma conversa que acontece quando o colaborador completa 1 ou 5 anos de casa, com o objetivo de acompanhá-lo e auxiliar no foco de seus trabalhos;  
  • PORTAS ABERTAS COM O GESTÃO DE PESSOAS – qualquer pessoa pode solicitar aos profissionais do RH uma conversa individualizada a qualquer momento, seja qual for o motivo; 
  • PORTAS ABERTAS PARA LIDERANÇA – Tem o mesmo objetivo que o projeto anterior, porém com assuntos relacionados ao desenvolvimento das lideranças e suas tomadas de decisões; 
  • PESQUISAS – Existem várias pesquisas que buscam a opinião e feedbacks constantes dos colaboradores. Dentre elas, destacam-se: 

– Avaliação de Desempenho 360 (feedbacks sobre líderes e pares de trabalho); 

– Pesquisa de Cultura (a cada seis meses); 

– Bate-papo com o presidente (Reuniões Gerais com toda a empresa, em que o presidente responde questionamentos e recebe opiniões. Era uma reunião híbrida, antes da pandemia, agora é remota via YouTube); 

– NPS de Líderes – liderados avaliam seus líderes e oferecem feedbacks; 

– Pesquisa GPTW: uma pesquisa com o foco na certificação GPTW, mas também para coletar dados e insumos para melhorias constantes. Um ponto interessante é que a pesquisa sempre ultrapassa 90% de adesão dos colaboradores. Outro ponto interessante é que tanto Gestão de Pessoas quanto a Presidência sempre fazem questão de lerem todos os feedbacks de todos os colaboradores, que enviam seus comentários de forma anônima.  

O que pensam os colaboradores?

Mais importante do que falar é ouvir”, é o que pensa Luciane Baldo Nicolodi, gestora de três projetos no Grupo DB1, que já precisou ser ouvida pela empresa, mas também escutar os seus liderados.

 Criar o ambiente adequado, romper barreiras e gerar confiança são itens essenciais na ação da escuta ativa. Então não basta apenas ouvir, é necessário ouvir com atenção, sem julgamentos e sem pré-conceitos. Quando algum liderado compartilha algum problema comigo, ele não espera que eu tenha todas as soluções, ele apenas fica grato por eu estar disposta a ouvi-lo e dar a devida atenção a esse momentocompletou.  

Tiago Carpanese é líder técnico na DB1 Global Software, e conta que as práticas fazem diferença no seu dia a dia:

“A DB1 é uma empresa diferenciada. É impressionante o quanto se preocupam com os profissionais. Me lembro de uma vez, que eu estava com problemas em um projeto, e fui pego no corredor por uma das meninas do RH, pois viram no meu olhar que nem tudo estava indo bem. Aquilo me marcou demais e fez eu perceber que não estava apenas em uma empresa, e sim em um lar, e que eu poderia contar com todos ali presentes”. 

Bruno Suzuki Piai, analista de testes na DB1 Global Software, deixa o feedback sincerão:

“Posso falar com segurança que a DB1 tem o melhor time de Gestão de Pessoas que já tive contato. Puxa-saquismo? Com certeza. Afinal de contas, como não poderia ser grato a um time assim? Pessoas que de fato são preocupadas com o que existe de mais valioso em uma empresa: as pessoas.
Tão verdade essa afirmação, que em determinado momento da minha vida, quando estava passando por um problema pessoal bem complicado, procurei a Camila Innecco pra conversar, e ela foi simplesmente incrível. Além de ter se disposto a me ouvir durante um café de 10 minutos, ofereceu seu tempo pra me ajudar em horário após o expediente (coisa que ela não tinha obrigação nenhuma de fazer). É bom saber que existem pessoas com quem podemos contar.”
Nilson Soares Ruas Junior, arquiteto de soluções na DB1 Global Software, também colaborou com sua visão:

“Vivemos em um mundo tecnológico, complexo, cheio de processos. O dia a dia de trabalho pode se tornar pesado com o tempo, em qualquer lugar, em qualquer empresa. Ter alguém para desabafar é como tomar uma água fria depois de andar muito tempo no sol.

Esta é uma pratica muito importante na DB1, que muitas vezes ajuda a atravessar dias difíceis. Mas o valor ultrapassa isso, é um momento para refletir sobre possíveis mudanças de interesse na carreira, se expressar sem julgamento ou conflito de interesse. Já usei este “serviço” muitas vezes e fico feliz de sempre poder contar com ele.”

Aonde mais pretendemos chegar?

Como Grupo DB1, ainda temos planos audaciosos para continuar desenvolvendo e implementando a área de Gestão de Pessoas com o foco em escutar o colaborador. Para este fim, o departamento de Engajamento segue estruturando processos e criando mecanismos que facilitem a interação tanto entre o colaborador e seus líderes, quanto com as áreas especializadas no apoio emocional neste momento ímpar que todos estão vivendo. Uma das ações já em andamento é a contratação de novos profissionais dedicados, dentre suas funções, a colocar em prática a escuta aos colaboradores.  

Você gostaria de trabalhar com pessoas que te escutam de verdade?

Confira as vagas e venha fazer sua carreira na DB1!

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