Skip to content

Lightning Talk – Docker Swarm e Traefik

Você conhece o Docker Swarm e o Traefik? São muito úteis para quem trabalha no ambiente de produção ou homologação, e sabe o quanto é sofrido lidar com a perda de uma máquina: horas de trabalho pelo ralo, e mais várias outras para conseguir atualizar todos os serviços, arrumar os IPs, e por aí vai. Containers como o Docker estão aí para evitar esse tipo de situação.

Docker? O que é isso?

Antes de falarmos de Docker Swarm, é importante que você saiba o que é o Docker por si só.

O Docker possibilita ambientes isolados e de fácil portabilidade: você configura um ambiente dentro de um container e pode transferir para qualquer outra máquina, ou ambiente, onde o Docker esteja instalado. É um grande aliado para quem busca resiliência: um ambiente sempre voltando ao estado normal, superando falhas de serviço ou de máquina. Se você precisa entender mais a fundo como funciona um container, aqui no blog da DB1 já trouxemos uma explicação completa sobre o conceito de Container, DockerFile e Docker Compose.

Agora, vamos para o Docker Swarm!

A partir do momento em que você possui o Docker instalado nas máquinas, o Docker Swarm te ajudará a gerenciar e orquestrar todas elas em modo de Cluster.

Cluster significa trabalhar com várias máquinas como se fossem uma única máquina. O Docker Swarm possibilita que você indique a máquina líder do Cluster, que delegará funções para as demais.

E o Traefik, onde entra?

O Traefik pode ser rodado dentro dos clusters, e te mostrará um dashboard com todas as rotas configuradas. É altamente acoplado com o Docker e facilita muito o trabalho, pois registra e redireciona serviços automaticamente.

Assista o Lightning Talk para saber como funcionam o Docker Swarm e o Traefik!

Lucas Fantacucci, desenvolvedor Fullstack, explica em 10 minutos como você pode começar a utilizar o Docker Swarm e o Traefik juntos para trabalhar com mais tranquilidade de que nada estará perdido: tudo integrado e automatizado!

Confira esse tutorial de Docker Swarm e Traefik:

 

 

 

Compartilhe:

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Code Journey
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.