Skip to content
Desenvolver resiliência com qualidade de vida

Resiliência: é possível desenvolvê-la?

No texto anterior desta série foi apresentado o que é resiliência! Retomando, resiliência é a capacidade que nós temos de lidar bem com as adversidades, tirar proveito delas e não adoecer. Com essa definição concluímos que ser resiliente é uma habilidade importante para que possamos viver melhor. Pensando assim é provável que venha o questionamento: é possível desenvolver resiliência?

Habilidades para desenvolver resiliência

Para ser resiliente é preciso desenvolver uma série de habilidades emocionais e sociais como:

  • Autoconhecimento;
  • Identificação de respostas corporais;
  • Identificação de emoções em si e nos outros;
  • Capacidade de relaxar;
  • Identificação de pensamentos ruins;
  • Resolução de problemas e conflitos de maneira positiva;
  • Comunicação assertiva;
  • Autoestima;
  • Autoconfiança;
  • Atenção positiva;
  • Gratidão, etc.

Muitas dessas habilidades serão apresentadas nos próximos textos. Para desenvolver todas essas habilidades e chegarmos até a resiliência existe uma variedade de técnicas e procedimentos terapêuticos. Nesse texto, trago um caminho e apresento brevemente um treinamento de resiliência, baseado em evidências científicas, chamado Método FRIENDS*. Mas existem outros. O importante é a essência do que está por traz da metodologia.

Nesse processo de amadurecimento pessoal, é importante que sejam trabalhados pontos para prevenir ansiedade e depressão e desenvolver habilidades para a vida, sociais, emocionais, resiliência e hábitos de vida saudável. As habilidades que são aprendidas durante o treinamento (usando o acrônimo AMIGOS):

A – Atenção aos Sentimentos;

M – Momento de Relaxar;

I – Ideias que ajudam;

G – Gerar Soluções;

O – Orgulhar-se de si e do seu trabalho;

S – Sorrir, ser corajoso e se acalmar.

E isso vale tanto para crianças quanto para adultos. Desde cedo podemos trabalhar para prevenir ansiedade e depressão e desenvolver habilidades sociais, emocionais e de resiliência. Abaixo, trago também o que é apresentado no Programa VIDA do Friends, que é destinado para adultos e ensina habilidades sociais, emocionais e de resiliência (seguindo o Acrônimo VIDA):

V- Viva com atenção plena e consciente;

I- Identifique pensamentos que ajudam;

D- Dedique-se e sinta-se uma pessoa resiliente;

A- Aprecie um estilo de vida saudável.

Além de todos esses pontos, é importante estar sempre com o “radar ligado” na atenção positiva e a gratidão. Por fim, é importante reafirmar que o desenvolvimento de habilidades socioemocionais fortalece a resiliência: essa é a principal ferramenta do cotidiano de jovens e adultos para lidar com desafios, persistir em metas e se relacionar afetiva e profissionalmente de forma positiva. Devemos ser fortes, mas não rígidos! E sim, é possível desenvolver resiliência em crianças, adolescentes e adultos! No próximo textos falaremos sobre autoconhecimento e identificação de emoções.

 

* O Método FRIENDS é um programa australiano. Esse treinamento é testado e comprovado há mais de 30 anos e existe em 27 países, um deles o Brasil. O nome FRIENDS é utilizado para seguir no acrônimo AMIGOS. O programa foi desenvolvido para atender 4 faixas etárias, Meus Amigos Divertidos (4-7 anos), Amigos para a Vida (8-11 anos), Meus Amigos Jovens (12-17 anos) e Forte, não rígido – programa VIDA (jovens adultos e adultos).

Compartilhe:

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Code Journey
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.