Skip to content
como estudar para a certificação MCSD App Builder

Como consegui a certificação MCSD: App Builder

Há mais ou menos um ano determinei um objetivo, que era o de caminhar por uma das trilhas de certificação Microsoft (MCSD: App Builder – link do selo). Se você não conhece muito sobre certificações Microsoft, recomendo que leia este post sobre a importância da certificação Microsoft aqui do blog.

Este tempo seria mais do que o suficiente para realizar as três provas necessárias para conseguir o título, porém devido à alguns imprevistos pessoais acabei atrasando os planos, mas não desisti!

Este título exige um pré-requisito que é já possuir o título de “MCSA: Web Applications”.

A primeira prova da certificação MCSD (70-480)

A primeira prova pode ser escolhida entre a 70-480 (Programming in HTML5 with Javascript and CSS3) ou a 70-483 (Programming in C#). Como trabalhava mais com Web nesta época, optei pela 70-480.

Das três provas que fiz, considerei que a 70-480 foi a mais fácil delas, no entanto me preparei por dois meses antes de me submeter à realização da prova.

Vou deixar abaixo alguns materiais que utilizei para me preparar para a prova:

O último link deixado é, na minha opinião, o mais completo e rico, porém vale a pena estudar por todos eles.

A segunda prova da certificação MCSD (70-486)

Ainda no caminho para conseguir o “MCSA: Web Applications”, obrigatoriamente temos que passar pela prova 70-486 (Developing ASP.NET MVC Web Applications). Para esta prova também me preparei por cerca de dois meses antes de me submeter ao teste.

Na minha concepção esta prova foi a intermediária, em termos de dificuldade.

Deixo abaixo os materiais utilizados para estudo:

Apesar da lista de estudo ser menor, o primeiro e último link possuem uma referência vasta de conteúdo.

A última prova da certificação MCSD (70-487)

Para que eu pudesse concluir a obtenção do título eu deveria escolher entre uma série de certificações com diferentes objetivos: Azure, UWP, SharePoint, Testes, ALM, etc…

Foi então que escolhi a 70-487 (Developing Microsoft Azure and Web Services) que tirei recentemente (em 31/10/2017), pois era o que estava trabalhando no momento e mais me interessava.

Das três provas esta foi, sem dúvida, a mais difícil (pelo menos para mim). Ironicamente, foi a que eu tive menos tempo de estudo, cerca de 20 dias. Apesar do conteúdo ser mais complexo, por estar trabalhando com as tecnologias envolvidas no exato momento da preparação para a prova, estudar se tornou mais fácil.

Materiais para estudo:

Informações importantes

Além dos materiais mencionados para cada prova, vale ressaltar que eu tive contato com as tecnologias por pelo menos 3 anos, e isso me ajudou muito não só para a prova em si, mas principalmente para o entendimento do que eu estava estudando nos materiais, por já ter visto algumas coisas antes na prática.

Alguns links são do site de cursos e treinamentos Pluralsight. Apesar de ser um site pago, eu tive acesso aos vídeos através da assinatura gratuita de 6 meses fornecida pelo Dev Essentials (programa de benefícios da Microsoft para desenvolvedores).

Conclusão

Foi muito gratificante poder chegar ao fim das três provas e isso só foi possível graças a muito esforço e à DB1.

As provas de certificação em geral não são fáceis e nem baratas, por este motivo agradeço e muito o incentivo que a DB1 dá aos colaboradores para que eles se certifiquem. Esta conquista não é só minha, é nossa. Cada membro de cada equipe que participei ao longo dos anos contribuiu para que eu pudesse adquirir um pouco a mais de conhecimento para a realização das provas, a todos vocês, meu muito obrigado!

Meu recado final a todos os leitores deste post é: certifiquem-se!! Vocês irão ficar surpresos com a quantidade de conhecimento que vocês vão adquirir sobre as coisas que talvez vocês já saibam na prática como utilizar, mas não em detalhes.

Compartilhe:

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Code Journey
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.