Skip to content

Certificação de Engenharia de Requisitos – CPRE-FL

Analisando o mercado de trabalho de alguns anos atrás, o diferencial de um profissional era a graduação. Alguns anos depois passou a ser a pós graduação. Atualmente a maioria dos profissionais possui uma graduação e uma ou mais pós graduações. Sabendo disso, é preciso ter algo a mais em seu currículo para se destacar. Pode parecer clichê, mas é assim que tem sido o mercado de TI no Brasil. E assim, surgem as certificações na nossa área. E principalmente as certificações reconhecidas internacionalmente.

Parafraseando Marcelo Neves, que é um dos nome mais respeitados no Brasil na área de Análise de Negócios e Engenharia de Requisitos, a certificação CPRE-FL é uma  certificação profissional que com ela os profissionais conseguem a tão desejada visibilidade que faz com que as empresas o disputem. Isso é especialmente crítico na atual situação de crise do país onde cada oportunidade é disputada a tapa. A certificação CPRE do IREB é o caminho mais curto e mais seguro pra se ter o reconhecimento.

Existem muitas certificações na área da programação, mas poucas na área de engenharia de requisitos e análise de negócios. Nós analistas de negócios aqui da DB1, para aumentar cada vez mais a qualidade da documentação de nossos projetos, temos optado por tirar a certificação CPRE-FL. Pois o estudo para certificação engloba temas da engenharia de software que vão desde métodos de elicitação de requisitos, documentação, validação, negociação até o gerenciamento dos requisitos.

A certificação CPRE-FL

O órgão responsável pela criação desta certificação foi o IREB – International Requirements Engineering Board. Com a visão de criar uma base internacionalmente aceita de profissionalização da disciplina Engenharia de Requisitos, de forma a dar importância e orientação correspondente ao seu valor para a indústria. Nesse meio tempo o IREB tornou-se um organismo de renome mundial de especialistas para a certificação dos profissionais em Engenharia de Requisitos. Mais informações aqui.

A prova é presencial e você pode realiza-la através de órgãos vinculados ao IREB. Aqui no Brasil, o principal responsável por aplicar a prova é a Abramti. A prova ocorre 4 vezes ao ano, nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro. Pelo site, é possível consultar as datas das provas, os locais de exame e realizar a inscrição. Aqui no Brasil até o momento há a disponibilidade apenas da certificação Foundation Level. A certificação CPRE, ainda possui os níveis avançado (CPRE-AL) e expert (CPRE-EX).

A prova CPRE-FL contém 45 questões. Dependendo da dificuldade, cada pergunta poderá atingir de 1 a 3 pontos. Os pontos possíveis são informados no cabeçalho de cada questão. Para passar no exame você precisa obter a pontuação de pelo menos 70% do total de pontos. Durante o exame o uso de materiais auxiliares não é permitido (por exemplo, material de seminário, livros, telefone).

Estudo para a certificação CRPE-FL

A prova tem como base o livro “Fundamento da Engenharia de Software” de Klaus Pohl e Chris Rupp. Há outros materiais de apoio disponíveis no tanto no site da Abramti como do IREB. Um desses materiais disponíveis é o Syllabus. Nele você encontra todos os assuntos que você deve estudar para a prova. E o interessante do Syllabus é que ele identifica os assuntos que você deve conhecer e quais você deve dominar e utilizar. Os tópicos do estudo são:

  • Introdução e Fundamentos (N1);
  • Delimitar o Sistema e o Contexto do Sistema (N2);
  • Elicitar Requisitos (N2);
  • Documentação de Requisitos (N2);
  • Documentação de Requisitos usando Linguagem Natural (N2);
  • Documentar Requisitos usando Modelos (N2);
  • Validar e Acordar Requisitos (N2);
  • Gerenciar Requisitos (N2);
  • Apoio por Ferramentas (N1);

Onde (N1) são assuntos que você deve ao menos conhecer e (N2) são assuntos que você deve dominar e saber utilizar. No Syllabus você só irá encontrar o resumo de cada tópico, por isso, ler o livro “Fundamento da Engenharia de Software” é fundamental para a certificação. E mesmo que você não queira tirar a certificação o livro é muito interessante, pois aborda temas importantíssimos para todo engenheiro de requisitos e analista de negócios.

Não é uma prova fácil, por isso, é necessário dedicação nos estudos. Encontrar outras pessoas que queiram tirar a certificação e montar um grupo de estudo é uma maneira bem legal de estudar!! #ficaadica

Conclusão

Não deixe para depois para se destacar no mercado, pois pode ser tarde demais. Estudando para a certificação, você irá adquirir novos conhecimentos e mesmo que você não passe de primeira, serão conhecimentos que irão agregar na qualidade de seu trabalho. Eu tirei essa certificação recentemente e foi uma excelente experiência. Além da DB1, agradeço o apoio dos membros comitê de análise de negócios que já eram certificados e me apoiaram durante os estudos. #certifiquem-se #comitedeanalise

Compartilhe:

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Code Journey
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.