Skip to content
Felipe Sanches, colaborador DB1, tem sua foto na thumbnail de lightning talk sobre como falar em público

A arte de falar em público

Não pode ler agora? Ouça esse conteúdo durante suas atividades:

Esta palavra literalmente deixa muitas pessoas corajosas com tremor nos joelhos. A grande e difícil tarefa de falar em público, independente da quantidade de pessoas é algo que assusta e ao mesmo tempo nos encoraja. 

Desde os tempos de escola existia a briga para ver quem iria apresentar o trabalho em classe. O que nos leva a pensar que a arte de falar em público é um dom, pois desde pequenos evitamos, mas existe alguns casos (como o meu) de pessoas que gostam de falar em público, se sentem confortáveis com a situação.

Isso não quer dizer que não nos sentimos nervosos, com tremor na barriga e espinha, mas significa que nos sentimos encorajados e ansiosos para esse momento acontecer. 

Mas mesmo que uma pessoa não tenha o dom natural, com certeza ela pode aprender a encarar o medo e enfrentar esse desafio. 

Para isso podemos seguir alguns passos: 

Tenha domínio do assunto 

Não precisa ser o Albert Einstein sobre o tema, mas ter grande conhecimento sobre ele. Quando temos esse nível, nos sentimos mais confortáveis para expressar o conhecimento e argumentar caso venha uma pergunta (segunda vilã do medo em apresentação em público). Estude sobre o assunto, se aprofunde, verá que sua confiança aumentará. 

2º Lembre-se: Ninguém sabe tudo 

E se alguém perguntar algo que eu não saiba responder? Simples, diga: apenas não sei! 

Ninguém sabe tudo, esperar que nós saibamos apenas por fazer uma apresentação é uma utopia.  

Seja direto e franco, as pessoas irão perceber se estiver tentando enrolar e não sentirão confiança em você. É melhor admitir que não tem esse conhecimento e depois correr atrás do mesmo. 

Tenha confiança em você 

Com toda certeza, quando esse desafio cai sobre seus ombros a primeira coisa que vem a cabeça é “Não sei se sou capaz”. Sim, você é. Lembre de toda a trajetória em sua vida, suas conquistas, desafios superados, verá que você venceu coisa muito pior, sendo esse apenas mais um desafio a ser vencido. 

Se sinta desafiado 

Em toda apresentação (seja em uma sala de aula, palestra, etc..) você aumenta seu nível de conhecimento, pois precisa se dedicar a preparar o conteúdo, estudar sobre o mesmo, ler e reler. A cada apresentação e preparação você assimila ainda mais o conteúdo e você se torna ainda mais conhecedor do assunto. Uma apresentação na verdade é uma oportunidade de adquirir mais conhecimento, assim deve ser encarada.

5º Seja organizado 

Se organize em todos os sentidos. Você precisará de um tempo para ler sobre o assunto, criar uma apresentação, fazer pequenos ensaios.  

Isso tudo demanda tempo, esse que muitas vezes não temos, sendo necessário um planejamento para poder realizar todas as atividades e seguir o planejado para se preparar. Quanto mais preparado, mais confiante. E não, fazer uma apresentação não é apenas pegar o microfone e falar. 

Inception: as dicas acima foram dadas enquanto se fala em público!

O autor deste artigo, Felipe Sanches, também apresentou um Lightning Talk (palestra de 15 min) com todas essas dicas. Veja o vídeo completo sobre como falar em público:

Conclusão

Realizando essas atividades acima, poderá se sentir mais confiante e encorajado a realizar diversas apresentações, desde ensinar em uma sala de aula até palestrar, pois a quantidade do público em si não importa e sim o que você está querendo passar. Aceite os desafios e verá um grande conhecimento nascer em você. 

Sobre o autor

Felipe da Silva Costa Sanches é Analista de Negócios na DB1 Global Software.

Compartilhe:

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Code Journey
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.