Primeiramente, o que são Testes Automatizados? Para simplificar o que é um teste automatizado,…
Como o Teste antecipado provê a qualidade de Software?
A Engenharia de Software aborda diversas áreas nas quais compõe o processo de Desenvolvimento de Software. Duas destas áreas podemos citar: Teste de Software e Qualidade de Software.
Nos últimos anos estes processos vêm sofrendo evoluções de forma inovadora. O processo de Teste e Qualidade também passa por tais evoluções. Contudo, o objetivo da Qualidade de Software é assegurar que os processos desenvolvidos e entregues ao usuário final estejam de acordo com aquilo que foi estabelecido durante todo o planejamento e entrega do projeto, evitando falhas indesejadas e processos divergentes do comportamento esperado do Software.
A área que aborda o Teste de Software é a responsável por contribuir com a qualidade, cujo objetivo é assegurar que estas falhas indesejadas, processos divergentes e comportamentos inadequados do Software ocorram durante a implantação do produto no cliente, ou no momento da utilização do Software por parte do Cliente.
Mesmo com os conceitos passados acima, ainda precisamos refletir sobre o seguinte tema:
Por que testamos Softwares?
A maioria dos testadores de Softwares estão familiarizados com a seguinte frase: “O teste por si só não garante a qualidade”, não é mesmo?
Mas o teste, quando executado de forma escalável e gerenciável, tende contribuir para que a garantia da qualidade seja alcançada. Dentre os processos que podemos avaliar como: por que testamos Softwares? Podemos destacar:
O custo da manutenção de um Software, pode ser identificado durante todo o processo de desenvolvimento, uma imagem muito conhecida também que retrata este processo, é dada por:
Ou seja, durante todo o processo de desenvolvimento do Software, um pequeno erro cometido humanamente gera um defeito no Software. Se este defeito não for descoberto antes do produto ir para o seu lançamento, o custo para corrigir pode ser bem maior do que o esperado. Por isso a importância de se testar um Software durante todo o processo de desenvolvimento.
O papel do tester é basicamente participar de todo o processo de planejamento e desenvolvimento para que ao chegar na entrega do produto, todas as etapas anteriores tenham sido avaliadas e validadas de acordo com suas especificações estabelecidas.
O processo de Antecipação do Teste de Software contribui para que essas validações ocorram durante todas as etapas, a fim de identificar comportamentos indesejados por parte do projeto e funcionalidades inadequadas as regras estabelecidas. Antecipar um teste é uma forma de contribuir com a garantia da qualidade.
“Tá, mas em quais etapas o tester deve participar, para que haja essa antecipação?”
Veja abaixo:
Conclusão:
Perante o estudo realizado, concluímos que um dos processos valiosos para auxiliar com a garantia da qualidade é a antecipação do teste, onde este tem por objetivo validar e avaliar comportamentos e funcionalidades do Software, a fim de encontrar falhas indesejadas antes mesmo do produto ser colocado em produção. Vimos também a importância do tester estar presente em todas as etapas do projeto, para que assim ele possa apoiar nas atividades e decisões que implicam a garantia do processo.
Sobre as autoras
Este artigo foi escrito em colaboração! Conheça as autoras:
Taynara Luana é formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas especialista em Engenharia de Software e Mestranda em Inovações Tecnológicas. Faz parte da equipe Anymarket, atuando como Analista de Testes.
Larissa Ceballos é formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pós graduanda em Gestão de Projetos e MBA sobre TrendsInnovation. Fas parte da equipe time Anymarket atuando como Analista de Teste.
This Post Has 0 Comments