Skip to content

Você conhece o papel de Gerente de Produtos?

No Scrum, uma metodologia ágil utilizada na gestão e no planejamento de projetos de software, conhecemos o papel de PO (Product Owner), que tem como principal objetivo definir a composição do Product Backlog (entregas do produto) e realizar as priorizações das Sprints (períodos curtos de desenvolvimento). Isso dá visibilidade para a organização sobre o que está sendo produzido e deve assegurar que os itens produzidos estão adequados de acordo com a relação empresa/cliente. No entanto, olhar puramente para uma classificação ou priorização de itens em backlog a longo prazo pode fazer da função apenas algo burocrático que não gere a evolução necessária para os produtos envolvidos.

Nesse contexto surge o papel de gerente de produtos, que funciona como um responsável pelo desenvolvimento, evolução e ciclo de vida dos produtos envolvidos tratando os aspectos técnicos abordados pelo PO. Além disso, trabalha aspectos de design, marketing, implantação, atendimento e vendas, com foco em preencher as lacunas geradas pelas áreas de execução, garantindo a comunicação com o cliente no crescimento sustentável desses produtos.

Um dos principais desafios do gerente de produtos é criar soluções viáveis para os problemas existentes de forma inovadora, sustentável e principalmente atrativa. A oferta de produtos no mercado é alta e por conta disso é necessário criar uma conexão do produto desenvolvido com o público alvo, isso vai além da criação física do produto, pois trata de valores intangíveis e de percepção. Ter consciência disso norteia as decisões no processo de análise, desenvolvimento e comunicação com o público.

Grande parte do tempo do gerente de produtos é investido em influenciar pessoas envolvidas com o produto e conciliar opiniões de forma que todas as partes realizem o que é necessário para o produto virar um negócio e gerar o resultado esperado.

Com todo esse cenário é muito importante que o gerente de produtos conheça sobre inovação, planejamento, vendas e possua uma boa base técnica. Contudo, a principal e mais poderosa ferramenta que deve ser desenvolvida é a comunicação, com ela será possível cativar as áreas e conquistar clientes.

Dessa forma, ao trabalhar conciliando todas as áreas de interesse, um gerente de produtos pode criar estratégias para garantir o melhor aproveitamento do produto em todo seu ciclo de vida. Podemos assim concluir que o maior compromisso do gerente de produtos é enxergar o  produto como um negócio que deve gerar resultado.

Compartilhe:

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top